Este mês estou a fazer voluntariado em Cabo Verde, na Fundação Simájulia, cujo lema é “Fazer o Bem sem Olhar a Quem”. Numa comunidade da Ilha de Santiago conheci uma família com uma situação complicada e que precisa urgentemente de apoio.
São cinco irmãos, quatro deles, com as idades de 18, 14, 13 e 7 anos, têm epilepsia. O pai já faleceu e a mãe, infelizmente, não tem condições mentais para cuidar deles. A responsabilidade de manter a casa e cuidar dos irmãos caiu sobre os ombros da irmã de apenas 9 anos, que faz tudo o que pode para manter a família unida.
Esta menina, apesar da pouca idade, limpa a casa, cozinha e dá a medicação aos irmãos, conforme lhe ensinámos. Mas as condições em que vivem são muito precárias:
- Não têm frigorífico para conservar a comida;
- Não têm fogão para cozinhar refeições;
- As camas e colchões estão gastos: as três crianças mais novas dormem juntas numa cama e as duas mais velhas dormem num colchão no chão.
O objetivo desta angariação é dar-lhes condições mínimas para viverem com dignidade: comprar um frigorífico, um fogão, camas, colchões, alimentos, roupas, calçado e ajudar nas despesas do dia a dia.
Na Fundação Simájulia acreditamos que os pequenos gestos mudam vidas. Cada contribuição, por menor que pareça, será um passo importante para que estes irmãos tenham uma vida mais segura e digna.
E se não puder ajudar financeiramente, partilhar esta história já é uma grande ajuda.