
Lipedema - a cirurgia
Donation protected
Olá a todos! O meu nome é Carolina, tenho 25 anos e sofro de uma doença crónica chamada Lipedema.
O lipedema é uma condição crónica e progressiva que envolve inchaço e o acúmulo anormal de gordura, principalmente nas pernas, quadris e, às vezes, nos braços. Essa condição médica afeta predominantemente mulheres e geralmente desenvolve-se na puberdade, gravidez ou menopausa, podendo piorar ao longo do tempo.
Infelizmente, a causa exata do lipedema ainda é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a fatores genéticos e hormonais. O lipedema é uma condição distinta da obesidade comum, das varizes e do linfedema, embora possa ser frequentemente confundido com essas condições.
Os sintomas do lipedema podem variar em cada indivíduo, mas geralmente incluem:
acúmulo desproporcional de gordura: este acúmulo cria uma aparência desequilibrada e desproporcional em relação ao restante do corpo.
dor e sensibilidade: a área afetada pela condição pode ser dolorida e sensível ao toque, e a dor pode aumentar com sua progressão.
inchaço: pode ocorrer inchaço na área, que pode piorar ao longo do dia ou após atividades físicas.
textura da pele: a pele pode apresentar uma textura irregular, semelhante à “pele de laranja”, devido ao acúmulo de gordura e inchaço subjacente.
propensão a hematomas: Indivíduos com lipedema podem ter uma maior tendência a desenvolver hematomas, mesmo com impactos leves.
problemas circulatórios: a progressão do lipedema pode causar problemas circulatórios como a insuficiência venosa.
rigidez e limitação de movimento: em casos avançados, o acúmulo de gordura, inchaço e dor nos joelhos podem afetar a mobilidade, tornando a realização de atividades diárias mais difícil.
Neste momento o lipedema está a causar-me para além do dano na autoestima, imenso desconforto e dor. O lipedema não tem uma cura por se dizer, tem tratamentos, a mudança nos hábitos alimentares e certas restrições de alimentos, o exercício físico sem impacto, massagens drenantes ajudam, mas neste momento, já não são suficientes e não há outra solução sem ser a cirurgia.
Toda a minha vida fiz exercício físico, ballet, natação, basketball, patinagem artística entre outros, por isso o problema nunca foi desleixo ou preguiça!
Em consulta através do Instituto Português do Lipedema, consulta no privado uma vez que o público descarta este problema, foi-me então oficialmente diagnosticado esta doença e o próximo passo tem mesmo de ser a cirurgia, caso contrário o problema só vai agravar... O problema... A cirurgia custa 5200€, felizmente o valor inclui todo o processo, a cirurgia em si, o internamento, medicação, meias entre outros. No entanto... É impossível para mim comportar esses custo. O pior é que uma cirurgia apenas pode não ser o suficiente.
Peço por favor ajuda! Basta que 1040 pessoas vejam isto e doem 5€ (o mínimo de doação que o GoFundMe permite), para que a meta seja alcançada.
Toda a ajuda é bem vinda, agradeço desde já.
As pernas na fotografia são as minhas... 25 anos... Não consigo usar uma peça de vestuário onde se veja as pernas por que odeio o que vejo e não quero que as pessoas as vejam... Chega ao final do dia e estou com as pernas inchadas quase ao dobro do que já são, cheia de dores... Por favor ajudem-me!
Neste momento encontro-me entre o nível 1 e o 2...
Obrigada!
Organizer
Carolina Pólvora
Organizer