Somos a redação atual da VISÃO e queremos continuar a fazer a revista. Precisamos de dinheiro para comprar o título e manter a sua publicação.
PORQUE É IMPORTANTE CONTRIBUIR?
Ajudar a que a VISÃO fique nas mãos da sua redação é uma garantia de que continuará a ser respeitado o jornalismo livre, independente, de qualidade e atento ao que é importante, sem se deixar manietar pela espuma dos dias e pela ditadura de algoritmos, com agendas ou propósitos escondidos.
PARA QUE SERVE O DINHEIRO?
Queremos estar preparados para apresentar, em leilão, uma proposta sólida e vencedora – que resista às investidas de um qualquer aventureiro ou de alguma entidade de origem desconhecida.
Precisamos também de investimento para o arranque da nova fase da VISÃO, gerida por uma empresa de jornalistas, criada do zero, ainda sem receitas, mas já com custos nos primeiros meses: de impressão, de produção, de equipamentos, de licenças de software, de armazenamento de dados, de telecomunicações e, naturalmente, de salários.
Temos um plano de negócios, prudente e realista, com um horizonte a 10 anos, que demonstra que a VISÃO é financeiramente sustentável com as receitas que gera.
QUEM SOMOS?
Somos os jornalistas que, nos últimos meses, têm estado a fazer a VISÃO. Foi graças a um requerimento por nós apresentado em tribunal que a VISÃO pôde continuar a ser publicada, mesmo depois de ter sido decidida a liquidação da empresa que detinha o título.
Este grupo tem estado, desde 1 de agosto de 2025, a produzir a revista 100% em teletrabalho, e tem vários salários em atraso . Mas resistiu por respeito à história da VISÃO e por acreditar no seu futuro, assente num jornalismo independente de agendas, comprometido com os valores éticos da profissão, com a democracia e com os Direitos Humanos.
O QUE VAI ACONTECER À VISÃO?
A ideia é começar com uma estrutura muito reduzida, semelhante àquela com que temos estado a funcionar. Depois, num horizonte temporal relativamente curto, segundo o nosso plano de negócios, queremos ir reforçando a redação – o coração deste projeto – tanto na edição impressa como no digital. Aos poucos, queremos retomar a publicação da VISÃO História, da VISÃO Biografia, da VISÃO Júnior, da VISÃO Saúde e de outras marcas com a chancela VISÃO, que têm um público fiel e ativo.
A margem operacional que existir deve ser usada para investir em jornalistas e no jornalismo – com salários dignos, condições de trabalho adequadas, capacidade para atrair os melhores colaboradores e meios para investir em reportagens e dossiers que fazem a diferença.
Queremos trabalhar para uma comunidade de leitores comprometidos com os mesmos valores. E, como prioridade, recuperar a relação com os milhares de assinantes da VISÃO, tanto no papel como no digital – como estratégia central para a nossa sustentabilidade e para reforçar os laços entre a comunidade de leitores VISÃO.
COMO PODE AJUDAR?
Além de fazer um donativo para o crowdfunding, é importante continuar a comprar a VISÃO em banca – e assinar a revista, quando conseguirmos voltar a ter ativo o sistema de assinaturas.
O nosso propósito é que a revista viva graças aos seus leitores e anunciantes. Não à custa de subsídios ou de apoios do Estado.
Organizer
MIL Movimento Imprensa Livre
Organizer



