
Cirurgia para uma vida normal
Donation protected
IBAN: PT50 0018 0003 212743860208 2 - Fátima Moreira
Olá, o meu nome é Fátima e estou a angariar fundos para a cirurgia da minha filha de 9 anos está marcada para dia 14 Setembro 2023.
A Carminho é uma menina que nasceu pequenina e já com alguns problemas de saúde que fomos tratando ao longo destes anos com o total de 5 cirurgias.
Os anos foram passando de uma forma "normal" mas quando tinha 4 anos começou com muitas dores de cabeça que a paralisavam vomitava e ficava muito em baixo, falei com os médicos que desvalorizavam esta situação, aos 6 anos começou com adolescência precoce, na altura estávamos nos inícios do Covid e os médicos mais uma vez desvalorizaram a situação dizendo que era normal e que eu é que estava a exagerar mas, em Agosto de 2022 pedi ao médico de família umas análises hormonais e os valores vieram alterados. Em Setembro de 2022 fomos reencaminhados para Endocrinologia, em Novembro tivemos a primeira consulta na qual voltei a reforçar a situação das dores de cabeça. Felizmente a médica sugeriu fazer uma ressonância magnética, a qual a Carminho portou-se lindamente sem anestesia, parecia um adulto!
Em Fevereiro de 2023 foi diagnosticada com Síndrome de Arnold Chiari 1, que consiste na descida da parte inferior do encéfalo –as amígdalas cerebelosas– e da parte inferior do cerebelo pelo orifício occipital em direção do canal vertebral, o aspecto clínico da Síndrome de Arnold-Chiari I, expressa-se através de diversos quadros com várias combinações de sintomas, dos quais os mais frequentes são: cefaleia/dores de cabeça fortes, cervicalgias, paresia nos membros, visão alterada, dor nos membros superiores e/ou inferiores, parestesias, sensibilidade alterada, vertigem, deglutição alterada, lombalgias, deterioração da memória, marcha alterada, dorsalgias, falta de equilíbrio, disestesias, transtornos de linguagem, problemas de controle do esfíncter, insônia, vômitos, perda de consciência, tremores e morte súbita.
A Carminho foi reencaminhada para neurocirurgia. O quadro clínico dela é grave pois a amígdalas cerebelosas apresentam uma descida de 2,2 cm no canal magno o que aumenta a probabilidade de morte súbita, porém a opção que me deram em Portugal é uma craniotomia (abrir o crânio e mexer no cérebro), claro que os riscos são imensos; Infecção, Sangramento; Formação de coágulos de sangue; Pneumonia; Convulsões, Fraqueza muscular, Problemas de memória, Dificuldade na fala, Problemas de equilíbrio... E o meu coração de mãe começou logo a transbordar de emoções, não desisti e fui para a net procurar uma solução e encontrei em Espanha mais precisamente em Barcelona um Instituto que só trata doenças como a da minha filha mas de uma forma menos evasiva com uma cirurgia bem mais simples com menos riscos comparada a uma craniotomia.
Esta cirurgia trava a evolução desta doença o que ajuda a manter uma boa qualidade de vida para o seu futuro.
A cirurgia fica muito além das minhas possibilidades pois tem um custo de 21.000€ (cirurgia, medicação, 3 dias de internamento extra e despesas bancárias para pagamento), neste valor não estou a pedir nada para deslocação, estadia nem alimentação para os dias que lá estaremos.
Pela minha filha eu tento tudo, por isso recorro à vossa ajuda e bom coração, peço por favor, ajudem-me a ajudar a minha filha, uma crianças que ainda tem muito para viver e ser feliz e que todos os dias me pergunta se algum dia poderá ser uma criança normal e fazer o que as crianças normais fazem, correr, saltar, fazer cambalhotas coisas que neste momento ela se limita pois sabe que as dores de cabeça e a dormência nas pernas aumentam...
Os fundos serão usados para pagamento integral da cirurgia e medicação que será utilizada nos primeiros 6 meses.
IBAN: PT50 0018 0003 212743860208 2 - Fátima Moreira
Organizer

Fátima Moreira De Oliveira
Organizer
Melres, 13