
Terapias do Rafhael para lhe dar qualidade de vida
Donation protected
Olá,
O meu nome é Rafhael, sou um bebe de 11 meses mas que já sofri muito, sou um guerreiro!
Infelizmente eu e a minha mamã sofremos de negligência no parto, e a placenta descolou enquanto eu ainda estava na barriga da minha mãe, fiquei sem oxigénio e quando nasci não respirava.
Fui logo levado e transferido para o hospital de Santa Maria para ser submetido a um tratamento de hipotermia durante 2 semanas, as 1as 72h iriam decidir se eu iria sobreviver ou não, e como eu sou um bebe muito forte sobrevivi, mas infelizmente durante o tratamento ainda houveram algumas complicações, eu tive várias convulsões e contraí uma pneumonia.
Terminado o tratamento, fizeram-me vários exames para ver como tinha ficado afectado, e infelizmente o diagnóstico foi dos piores.
Os médicos disseram aos meus papás que eu tinha paralisia cerebral espastica, que não tinha deglutição, que muito provavelmente não iria nunca conseguir focar o meu olhar, não iria conseguir mexer os meus membros, não tinha deglutição e provavelmente as convulsões iriam voltar.
Saí do hospital de Santa Maria, e fui transferido para o hospital Fernando da Fonseca, onde fiquei a estabilizar a parte respiratória, iniciei as 1as sessões de fisioterapia motora, terapia da fala e onde ensinaram a minha mamã a cuidar de mim, identificar os comportamentos de risco, a alimentam-me pela sonda,e fazer a aspiração também com sonda.
Ao fim de 1 mês e meio, vim para casa e desde aí tem sido uma luta, andei a fazer fisioterapia motora e da fala no hospital Fernando da Fonseca e 2 meses depois tive vaga em Alcoitão, onde faço até hoje fisioterapia motora e fisioterapia respiratória 1 x por semana.
As minhas terapeutas dizem que eu preciso de mais sessões, mas neste momento não há vagas lá em Alcoitão e nem sabem quando irá haver porque têm muitos meninos em lista de espera.
A terapia da fala ficou suspensa também por falta de vaga, e também ainda não existe vaga para a terapia ocupacional.
Com a ajuda da fisioterapia e com o que a terapeuta ensina a minha mamã eu já evolui muito, já mexo muito bem as mãos e as pernas, estou agora a aprender a rebolar e a conseguir segurar o meu pescoço, já consigo focar bem os meus papás e tudo ao meu redor e já aprendi a sorrir e "palrar" quando algo me agrada.
Apesar de já ter evoluído um bocadinho, preciso de muito mais ajuda de pessoas profissionais, e infelizmente os meus papás não têm como pagar as sessões pelo privado.
A minha mamã teve de deixar de trabalhar para cuidar de mim porque não me aceitam no colégio, e ainda está a espera que os apoios a quem tem direito por estar comigo lhe sejam atribuídos. Infelizmente demora muito tempo.
Neste momento é só o meu papá a trabalhar, e eu tenho mais dois manos então os gastos do dia a dia já são grandes.
Por isso eu preciso muito da vossa ajuda para que os meus papás consigam pagar packs de sessões de fisioterapia para eu conseguir aprender o máximo possível,nesta que é das alturas mais importantes para eu adquirir as capacidades básicas, porque quanto mais tempo passa mais difícil fica.
Outra coisa para o qual precisamos mesmo muito de ajuda, é para conseguirmos arrendar outra casa, a casa onde vivemos é muito húmida, e como eu fiquei com os pulmões muito afectados, fico muitas vezes doente. Nestes meses já estive internado 3 xs, com pneumonia e bronqueolites, e estou constantemente com dificuldade respiratória.
Os meus papás já foram ver algumas casas, mas infelizmente não conseguem juntar dinheiro para uma renda e uma caução.
Por isso, eu peço a todos que possam ajudar os meus pais a dar-me uma melhor qualidade de vida, e a ter as terapias que eu tanto preciso, que nos ajudem, porque eu prometo que me vou esforçar mesmo muito.
Obrigado a todos do fundo do coração.
Organizer

Fabio Cunha
Organizer
Terrugem, 11