Hoofdafbeelding inzamelingsactie

Energia Renovável em agricultura na Guiné-Bissau

Beschermde donatie
O meu nome é Adama Aua Baldé, fui animadora e monitora em vários projetos ligados a área da agricultura, em áreas sociais e educação rural, tive a sorte de participar numa formação de empreendedorismo, gestão de negócios e horticultura, financiada pela OIM da Guiné-Bissau.

O projecto da Cooperativa Agrícola Sintchã Bonco tem como objectivo a utilização da energia solar para alimentar uma motobomba que permita aumentar a produção hortícola, contribuindo também para o rendimento das mulheres horticultoras e jovens que trabalham nas hortas ao longo das margens do Rio Geba, diminuindo a poluição do recurso a bombas alimentadas a diesel, possibilitando o abastecimento de hortícolas nos mercados das regiões de Bafatá e Gabú e de forma a aumentar a diversidade de hortícolas na alimentação das famílias das zonas de intervenção do Projecto.

Com alguns colegas formandos criámos uma cooperativa agrícola, a qual foi possível graças à colaboração da comunidade e das entidades locais da aldeia de Sintchã Bonco. Depois, apresentamos uma candidatura para desenvolver trabalhos de produção hortícola nos campos das populações locais, onde começamos a utilizar sistemas de irrigação com uma pequena motobomba alimentada a diesel e que tem uma capacidade muito fraca de sucção de água para irrigação. Esta solução levava a que grande parte dos rendimentos fossem utilizados para compra de combustível.

O meu objetivo é desenvolver capacidades e aplicar os conhecimentos adquiridos ligados à área da energia sustentável, para trabalhar junto às comunidades, no desenvolvimento da horticultura com recursos a sistemas de irrigação alimentados por energia solar.





Sobre o "Programa de Energia Sustentável para Mulheres"

Ao longo de seis meses, a Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) juntou um grupo de doze mulheres provenientes de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe para desenvolverem projectos de energias renováveis, capazes de gerar impacto nas suas comunidades locais e contribuindo, simultaneamente, para o empoderamento feminino, a igualdade e a equidade de género.

Seis meses que perfizeram o “Programa de Energia Sustentável para Mulheres” no qual, este grupo de candidatas, recebeu semanalmente acompanhamento, formação e capacitação através de sessões de workshops, webinars, conversas com mulheres inspiradoras, sessões de networking e de mentoria.

Findo o Programa, cada uma das candidatas teve a oportunidade de desenvolver um projecto na área das energias renováveis que fosse capaz de proporcionar à sua comunidade melhores condições de vida, de saúde, de empregabilidade e de rentabilidade ao gerar actividade económica.

Organisator

ALER Associação Lusófona de Energias Renováveis
Organisator
Lisbon

Jouw gemakkelijke, krachtige en vertrouwde plek voor hulp

  • Gemakkelijk

    Doneer snel en gemakkelijk

  • Krachtig

    Help rechtstreeks de mensen en doelen die jij belangrijk vindt

  • Vertrouwd

    Je donatie wordt beschermd door de GoFundMe Donatiegarantie