Energia Solar para rega em Cabo Verde

Sou natural da vila de Ribeira das Pratas, e quando eu era pequena praticávamos agricultura. Com o passar dos tempos, pela falta de recursos para a extração da água e tendo pouco rendimento abandonamos a prática da agricultura. E tivemos que apelar pela extração da areia para ter algo para nos sustentar.

O projecto "Sistema de Bombear Água para Rega" (SBAR) tem como objectivo promover a produção agrícola, gerar oportunidades de emprego e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem da apanha de areia na Ribeira das Pratas na Ilha de Santiago em Cabo Verde.

Com o contacto que tenho com esse local, sempre tive uma enorme vontade de fazer algo para a retoma da prática da agricultura e ajudar essas pessoas a melhorar as suas condições de vida. Tive o conhecimento do programa de energia sustentável e a partir daí comecei a pôr as ideias em práticas, fazendo pesquisas, inquéritos com os agricultores e a planear a melhor forma de retomar a prática da agricultura com o aproveitamento dos recursos renováveis, neste caso a energia solar.


Ao longo de seis meses, a Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) juntou um grupo de doze mulheres provenientes de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe para desenvolverem projectos de energias renováveis, capazes de gerar impacto nas suas comunidades locais e contribuindo, simultaneamente, para o empoderamento feminino, a igualdade e a equidade de género.

Seis meses que perfizeram o “Programa de Energia Sustentável para Mulheres” no qual, este grupo de candidatas, recebeu semanalmente acompanhamento, formação e capacitação através de sessões de workshops, webinars, conversas com mulheres inspiradoras, sessões de networking e de mentoria.

Findo o Programa, cada uma das candidatas teve a oportunidade de desenvolver um projecto na área das energias renováveis que fosse capaz de proporcionar à sua comunidade melhores condições de vida, de saúde, de empregabilidade e de rentabilidade ao gerar actividade económica.

Illustration of helping hands

Give €20 and be a founding donor

Your donation is the start of ALER Associação Lusófona de Energias Renováveis's journey to success. Your early support inspires others to donate.

Make a donation
Make a donation

Donations

Become the first supporter

Your donation matters

GoFundMe protects your donation

We guarantee you a full refund for up to a year in the rare case that fraud occurs. See our GoFundMe Giving Guarantee.

Illustration of helping hands

Give €20 and be a founding donor

Your donation is the start of ALER Associação Lusófona de Energias Renováveis's journey to success. Your early support inspires others to donate.

Make a donation
Make a donation

Organizer

ALER Associação Lusófona de Energias Renováveis
Organizer
Lisbon

Your easy, powerful, and trusted home for help

  • Easy

    Donate quickly and easily.

  • Powerful

    Send help right to the people and causes you care about.

  • Trusted

    Your donation is protected by the  GoFundMe Giving Guarantee.