Energia solar para conservação Pescado Cabo Verde

Sónia Sofia Gonçalves da Veiga, Cabo Verdiana, licenciada em Biologia-Ramo Cientifico,
mestranda em Gestão e Políticas Ambientais, trabalho na Inspeção Geral das Pescas. Apesar de ter nascido e crescido no município de São Lourenço dos Órgãos, que não tem mar, foi no decorrer do desenvolvimento das atividades profissionais que surgiu o interesse em auxiliar o desenvolvimento do setor da pesca, particularmente os pescadores. Durante os 10 anos que tenho trabalhado no setor das pescas deparei-me frequentemente com situações de dificuldade nas atividades piscatórias por falta de gelo, inclusive a não saída de embarcações para faina principalmente no verão em que o risco de deterioração do pescado é mais elevado.

O projecto "GEVILAR" tem como objectivo desenvolver uma nova opção de disponibilização do gelo para conservação do pescado, na localidade de vila, Município Tarrafal (zona circundada) de Santiago, para pescadores e vendedores de pescado, contribuindo para agregação de valor ao pescado e evitar perda da qualidade e, consequente, perda no rendimento.



Ao longo de seis meses, a Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) juntou um grupo de doze mulheres provenientes de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe para desenvolverem projectos de energias renováveis, capazes de gerar impacto nas suas comunidades locais e contribuindo, simultaneamente, para o empoderamento feminino, a igualdade e a equidade de género.

Seis meses que perfizeram o “Programa de Energia Sustentável para Mulheres” no qual, este grupo de candidatas, recebeu semanalmente acompanhamento, formação e capacitação através de sessões de workshops, webinars, conversas com mulheres inspiradoras, sessões de networking e de mentoria.

Findo o Programa, cada uma das candidatas teve a oportunidade de desenvolver um projecto na área das energias renováveis que fosse capaz de proporcionar à sua comunidade melhores condições de vida, de saúde, de empregabilidade e de rentabilidade ao gerar actividade económica.

Illustration of helping hands

Give €20 and be a founding donor

Your donation is the start of ALER Associação Lusófona de Energias Renováveis's journey to success. Your early support inspires others to donate.

Make a donation
Make a donation

Donations

Become the first supporter

Your donation matters

GoFundMe protects your donation

We guarantee you a full refund for up to a year in the rare case that fraud occurs. See our GoFundMe Giving Guarantee.

Illustration of helping hands

Give €20 and be a founding donor

Your donation is the start of ALER Associação Lusófona de Energias Renováveis's journey to success. Your early support inspires others to donate.

Make a donation
Make a donation

Organizer

ALER Associação Lusófona de Energias Renováveis
Organizer
Lisbon

Your easy, powerful, and trusted home for help

  • Easy

    Donate quickly and easily.

  • Powerful

    Send help right to the people and causes you care about.

  • Trusted

    Your donation is protected by the  GoFundMe Giving Guarantee.