Energia solar para conservação Pescado Cabo Verde
Sónia Sofia Gonçalves da Veiga, Cabo Verdiana, licenciada em Biologia-Ramo Cientifico,
mestranda em Gestão e Políticas Ambientais, trabalho na Inspeção Geral das Pescas. Apesar de ter nascido e crescido no município de São Lourenço dos Órgãos, que não tem mar, foi no decorrer do desenvolvimento das atividades profissionais que surgiu o interesse em auxiliar o desenvolvimento do setor da pesca, particularmente os pescadores. Durante os 10 anos que tenho trabalhado no setor das pescas deparei-me frequentemente com situações de dificuldade nas atividades piscatórias por falta de gelo, inclusive a não saída de embarcações para faina principalmente no verão em que o risco de deterioração do pescado é mais elevado.
O projecto "GEVILAR" tem como objectivo desenvolver uma nova opção de disponibilização do gelo para conservação do pescado, na localidade de vila, Município Tarrafal (zona circundada) de Santiago, para pescadores e vendedores de pescado, contribuindo para agregação de valor ao pescado e evitar perda da qualidade e, consequente, perda no rendimento.
Ao longo de seis meses, a Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) juntou um grupo de doze mulheres provenientes de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe para desenvolverem projectos de energias renováveis, capazes de gerar impacto nas suas comunidades locais e contribuindo, simultaneamente, para o empoderamento feminino, a igualdade e a equidade de género.
Seis meses que perfizeram o “Programa de Energia Sustentável para Mulheres” no qual, este grupo de candidatas, recebeu semanalmente acompanhamento, formação e capacitação através de sessões de workshops, webinars, conversas com mulheres inspiradoras, sessões de networking e de mentoria.
Findo o Programa, cada uma das candidatas teve a oportunidade de desenvolver um projecto na área das energias renováveis que fosse capaz de proporcionar à sua comunidade melhores condições de vida, de saúde, de empregabilidade e de rentabilidade ao gerar actividade económica.
Give €20 and be a founding donor
Your donation is the start of ALER Associação Lusófona de Energias Renováveis's journey to success. Your early support inspires others to donate.
Organizer
ALER Associação Lusófona de Energias Renováveis
Organizer
Lisbon