Energia solar para conservação de horticolas
Sou a Tinita Samba Viegas de Abreu de São Tome e Príncipe, e o projecto Kê de Holticultula consiste na instalação de uma câmara fria para conservação e armazenamento de hortaliças e outros produtos agrícola na comunidade de Monte Café em São Tomé e Príncipe, sustentado por energia solar fotovoltaica.
A comunidade escolhida, já era conhecida com um bom potencial na produção de hortaliças para abastecimento do nosso mercado. Após o contacto com os horticultores percebi que os mesmos tinham várias necessidades, mais as mais urgentes são: um sistema de bombagem de água para irrigação dos campos e uma câmara fria onde pudessem conservar e estocar os seus produtos de forma a facilitar os trabalhos e ter os produtos com melhores qualidades para abastecimento do mercado.
Ao longo de seis meses, a Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) juntou um grupo de doze mulheres provenientes de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe para desenvolverem projectos de energias renováveis, capazes de gerar impacto nas suas comunidades locais e contribuindo, simultaneamente, para o empoderamento feminino, a igualdade e a equidade de género.
Seis meses que perfizeram o “Programa de Energia Sustentável para Mulheres” no qual, este grupo de candidatas, recebeu semanalmente acompanhamento, formação e capacitação através de sessões de workshops, webinars, conversas com mulheres inspiradoras, sessões de networking e de mentoria.
Findo o Programa, cada uma das candidatas teve a oportunidade de desenvolver um projecto na área das energias renováveis que fosse capaz de proporcionar à sua comunidade melhores condições de vida, de saúde, de empregabilidade e de rentabilidade ao gerar actividade económica.
Give €20 and be a founding donor
Your donation is the start of ALER Associação Lusófona de Energias Renováveis's journey to success. Your early support inspires others to donate.
Organizer
ALER Associação Lusófona de Energias Renováveis
Organizer
Lisbon