Main fundraiser photo

Angariação Marimba - Duarte Santos

Donation protected
A produção artística de um músico está, invariavelmente, dependente do objeto físico que é o seu instrumento. Nos últimos 12 anos dediquei-me ao estudo da percussão, tendo desenvolvido um gosto especial pela música orquestral, bem como pela música de câmara. Por essa razão, a campanha aqui apresentada tem como objetivo a angariação de uma parte do valor necessário à aquisição de uma marimba de 5 oitavas, em 2a mão, no valor total de €10.000. Neste período de tempo não tive a capacidade financeira de adquirir o meu próprio instrumento, assim como muitos colegas instrumentistas. A ideia de lançar esta campanha surgiu após a consciencialização de que adiar a compra do instrumento até conseguir um trabalho capaz de a sustentar, significaria negligenciar a preparação necessária para lutar por esse mesmo trabalho. Estando neste momento a frequentar o mestrado na Universidade do Minho, a compra da marimba representaria ainda um importante, e há muito desejado, investimento na minha formação académica, possibilitando o desenvolvimento de uma identidade artística nos anos vindouros. Ficaria genuína e eternamente grato pela vossa ajuda. 

Duarte


Biografia

Duarte Santos iniciou os seus estudos de Percussão na Madeira com Rui Rodrigues e Jorge García. Foi selecionado, em 2010, para um intercâmbio na Finlândia, onde teve aulas com o percussionista Mika Viik. Termina em 2013 o curso de Instrumentista de Percussão na Escola Profissional Metropolitana, em Lisboa, sob a orientação dos professores João Carlos Pacheco, Marco Fernandes e Miguel Herrera.
Em 2014, venceu o 1o prémio de percussão no "Concorso Musicale Europeo Città di Filadelfia", em Itália. No mesmo ano, foi responsável pela estreia europeia do Concerto para Marimba, Vibrafone e orquestra de cordas, de Peter Kltazow, com o percussionista Tiago Ferreira e a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro Pedro Neves.
A nível orquestral colabora regularmente com formações como Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana e Orquestra Clássica da Madeira, tendo a oportunidade de colaborar com maestros como Susanna Malkki, Frédéric Chaslin, Hannu Lintu, Stéphane Denève, e os solistas Frank Peter Zimmermann, Thomas Hampson, Pavel Gomziakov e Conrad Tao. Foi selecionado para o Estágio Gulbenkian para orquestra, nas edições de 2014, 2015 e 2016. Colaborou ainda com o Ensemble Mediterrain, dirigido por Bruno Borralhinho, na versão de "Winterreise" de Schubert escrita por Hans Zender. Em 2017 estreia com Nuno Aroso a obra "Tracking Noise 2 - Acceleration", por Luís Antunes Pena, no Alte Feuerwache de Colónia, Alemanha. Em 2018, apresentou-se no Ciclo Jovens Solistas promovido pela Orquestra Clássica da Madeira, com o percussionista Daniel Bolba, dirigidos por Pedro Amaral. Participou em masterclasses e cursos de aperfeiçoamento com Nick Woud, Filippo Lattanzi, Fredrik Bjorlin, Rui Sul Gomes, Pedro Carneiro e Ney Rosauro, bem como aulas a nível particular com Mark Braafhart, solista da Royal Concertgebouw Orchestra. Duarte terminou em 2015 a licenciatura em Música, variante de Percussão, na Universidade do Minho, sob a orientação de Nuno Aroso. Atualmente frequenta o mestrado em ensino de música na mesma instituição.

Organizer

Duarte Santos
Organizer
Braga, São Roque do Pico, Portugal

Your easy, powerful, and trusted home for help

  • Easy

    Donate quickly and easily.

  • Powerful

    Send help right to the people and causes you care about.

  • Trusted

    Your donation is protected by the  GoFundMe Giving Guarantee.